Evento promovido pela FCDL acontece nos dias 19, 20 e 21 de agosto, em Lajeado, no Vale do Taquari
A temática central da 41ª edição da Convenção Estadual Lojista, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de agosto, em Lajeado, no Vale do Taquari, será "O Poder do Varejo". Durante o evento estão previstas palestras com personalidades nacionais e regionais, debate com os candidatos ao governo do Estado, Rodada de Negócios do Sebrae e discussão entre os participantes do que há de novo em gestão estratégica, vendas, economia e finanças, além de temas ligados à representatividade política da entidade.
Entre os palestrantes participantes do evento promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), com apoio da CDL Lajeado e e CDL Jovem do RS, estão o consultor Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da GS & MD, empresa de consultoria focada em marketing de varejo e distribuição. Ele vai falar sobre comércio digital e seu impacto no varejo.
Outro convidado é Robert Wong, consultor e autor dos livros “O sucesso está no equilíbrio” e “Super dicas para conquistar um ótimo emprego”. Ele é um dos 10 mais requisitados palestrantes do País. O presidente do Grupo Record/RS, Natal Furucho, irá proferir a palestra “Os sonhos”.
A proposta de discutir o poder do varejo e sua qualificação durante a convenção - com um público previsto de mais de 1.500 convencionais, entre empresários, profissionais e especialistas do varejo - segue a linha proposta pela Agenda Estratégica da Classe Lojista 2007-2017, coordenada pela FCDL-RS. O objetivo da Agenda é tornar o comércio gaúcho uma referência mundial, proporcionando mais emprego e renda, alta qualidade em serviços e clientes satisfeitos.
O poder do varejo pode ser comprovado naturalmente pelos números apresentados pelo setor. Serviços e Comércio foram os que mais cresceram nos últimos tempos. Viraram símbolo da recuperação do Brasil em 2009, em plena crise do sistema financeiro mundial. A receita nominal do comércio varejista obteve taxas de crescimento de 11,9% em dezembro de 2009 com relação a igual mês de 2008 e de 10,0% no ano, conforme o IBGE. A receita nominal de vendas do varejo nacional apresentou taxas de variação de 14,7% e de 12,4%, nos acumulados dos seis primeiros meses de 2010 e dos últimos 12 meses, respectivamente.
Segundo o presidente da FCDL-RS, Vítor Augusto Koch, a classe lojista tem o grande desafio de ser uma classe de referência mundial através da formação de lideranças com visão estratégica. “Com a implantação de treinamentos sequenciais, que brevemente poderão transformar-se em uma escola de lideranças empresariais, iremos promover a troca de experiências entre esses lideres." Para ele, a Convenção Estadual Lojista é o momento ideal para a discussão dos principais temas de interesse do setor e a afirmação de novas lideranças.
Desde 2007, a FCDL-RS trabalha incessantemente na ampliação da rede cedelista. Naquele momento existiam cerca de 90 CDLs e somente 70 funcionando. “Hoje já passam de 180 CDLs, com a consequente ampliação de nossa mensagem a todos os que trabalham pelo desenvolvimento do setor”, acrescenta Koch.
Importância do pequeno negócio
O presidente da CDL Lajeado, Elton Faleiro, acredita que o poder do varejo é exercido pela união de cada pequeno varejista. “A percepção do pequeno empresário da necessidade de união em defesa de interesses comuns vem aumentando a cada ano”, afirma. Para ele, é perceptível que o varejo está ocupando um espaço de destaque na economia, “Por isso, acredito no poder do varejo, poder de superação, poder de união, poder de luta, poder de conquista, poder adaptação e transformação.”
Lajeado, cidade sede do evento, é um exemplo do crescimento do pequeno varejo nas economias municipais. O comércio, atacado e varejo representavam em 1995 cerca de 30% do Valor Adicionado Fiscal gerado no município. Incluindo o setor Serviços, este volume atingiu 46,75% de todo VAF gerado. Em 2005 esses índices atingiram respectivamente 32,91% e 55,07%. Isto significa que um terço do segmento "Serviços e outros" é gerado exclusivamente pelo comércio, em especial o varejista. O setor como um todo é responsável por mais da metade do Valor Adicional Fiscal gerado em Lajeado nos últimos anos.
Uma vitória do setor lojista no final de março passado beneficiou principalmente o pequeno comércio em todos os municípios gaúchos. Trata-se da promulgação pela Assembléia Legislativa da Emenda Constitucional nº 58, que regulamenta as feiras itinerantes - eventos econômicos temporários que causam prejuízo ao comércio formalmente estabelecido. A emenda confere aos municípios autonomia para determinar datas e horários para o funcionamento das feiras itinerantes.
A meta agora é criar a Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista, na Assembléia Legislativa, para promover o desenvolvimento do comércio gaúcho. O Executivo será informado dos assuntos em análise no Legislativo. Assim, com o acompanhamento dos dois poderes, facilita a aprovação e implantação dos projetos de interesse do setor lojista.
Fonte: Assessoria de Imprensa FCDL-RS |