1. Pense como um editor
Estamos impressionados com a escolha, e a maioria dos produtos anunciados para nós, não correspondem às expectativas dos nosso estilo de vida. Muito escolha resulta em confusão e indecisão, os tropeços de compras. Além disso, os produtos tornam-se uma commodity, o valor percebido deve vir da experiência do usuário x crescimento online e na loja Nordstrom pode ser atribuída à sua abordagem inovadora para manuseio de inventário para combinar buscas e compradores. O lançamento recente da loja virtual redesenhado incluiu recursos editoriais para uma experiência de compra. Os compradores online escolhem os produtos e podem ver onde estão disponíveis nas proximidades e reservá-los para retirada. Ao criar uma experiência de compra personalizada on-line e em lojas, Nordstrom tem aumentado as vendas mesmas lojas, em média, 8%. Marcas como a National Geographic está começando a se mover em ofertas experiencial através da abertura de entretenimento, curadoria e destinos educacionais. A oferta da National Geographic tem se expandido a partir de uma publicação de estilo de vida para incluir um canal de TV, site educativo, museu, loja e que nutrem interesses de estilo de vida e oferece produtos que combinam a esses estilos. Estas marcas reconhecem que a vantagem competitiva está na diferenciação com base em desejos público e não na gama de produtos e serviços.
expectativas dos clientes estão mudando
2. Aprenda com a Indústria da Moda
As lojas de moda mudaram radicalmente na última década. Anteriormente, os consumidores compraram roupas uma vez por temporada, limitados pelas tendências da moda estritamente controlado. Agora, os clientes retornam regularmente, antecipando novas descobertas como parte da experiência. O segredo da Zara para o sucesso foi através do incentivo à compra freqüente e continua a inspirada pela reorganização do layout da loja regular e a rápida rotatividade de mercadorias. Por outro lado, o comércio eletrônico ainda não tem experiências de navegação e descoberta de que satisfazer a curiosidade. O padrão atual para compras online gira em torno de satisfação instantânea iniciada por uma pesquisa específica. Etsy é uma exceção, com interfaces ricas e interessantes opções de navegação (cor, espiral, hora local) conseguem estimular a exploração. Cada vez mais, revistas on-line em plataformas como o IPAD vai estar diretamente ligada com a conveniência do e-commerce. A mentalidade de moda deve ser aplicada a lojas on-line, melhorando a descoberta.
3. Ponto de Relacionamento
As marcas têm a oportunidade de se tornar pontos de destino. Os espaços de varejo pode relaxar os clientes, oferecendo refrescos, e proporcionar entretenimento, criando as condições para estabelecer um diálogo que constrói a fidelidade à marca. A Nestlé, criou o café gourmet, a Nespresso, com sucesso de artesanato de vários tipos de encontros com seus clientes. Embora as máquinas estejam disponíveis em várias lojas, as cápsulas são disponíveis apenas na empresa via e-mail, telefone, Internet ou nas Boutiques Nespresso. As lojas destinam-se a desenvolver e manter uma relação contínua, oferecendo um clube para apreciadores de café. As lojas oferecem café complementar, distinguindo a compra de novas cápsulas de outros rituais repetitivos da compras. Este showroom proporciona um novo estilo de vida para demonstrações e workshops práticos que poderiam ser aplicadas à App Store da Apple e seu labirinto de aplicativos. Embora poucas pessoas têm tempo, paciência ou vontade de gastar dinheiro para selecionar um aplicativo que pode ou não fornecer o valor esperado, um cenário de demonstração de entretenimento podem constituir uma ponte para a amostragem do produto.
4. Sua própria rede comunitária
As marcas podem ampliar o relacionamento com clientes, fornecendo uma comunidade ou uma reunião em torno de eventos compartilhados. Lojas pop-up são os motivos de teste para este formato. Starbucks é a força original por trás da idéia de que os clientes devem relaxar e se misturam quando fizeram um padrão WiFi café. Na outra extremidade do espectro, pequenas marcas de pop-up está montando a tendência. Por exemplo, a Rapha Ciclo Clube é uma combinação de galeria, ciclismo, fazer compras e WiFi café. O clube organiza eventos ao redor de corridas de bicicleta, é um centro de reunião para entusiastas de ciclismo, e também gera receitas de tráfego de pedestres. É um exemplo precoce de diferenciação num mercado saturado de outra forma para cafés e lojas de bicicleta.
Fonte: Site http://varejo.espm.br/
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