As vendas no comércio se manterão em alta nos próximos meses, segundo o IAV (Índice Antecedente de Vendas), divulgado pela primeira vez pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) nesta quinta-feira.
O indicador aponta que nas comparações com os mesmos meses do ano anterior, julho terá crescimento de 5,6%, agosto de 6,2% e setembro de 6,5%. Os percentuais são calculados com base em informações passadas pelas companhias, como volume de vendas e faturamento nominal. Segundo o IDV, os índices mostram que as vendas no mês de junho tiveram alta de 4% ante o mesmo período do ano passado. A expectativa é que o crescimento das vendas entre julho e setembro deva "continuar de forma considerável e consistente".
No entanto, o avanço no varejo será menos intenso que o alcançado no início do ano, seguindo o exemplo do PIB (Produto Interno Bruto). Em janeiro, a alta nas vendas no setor foi de 10,4% e em março de 15,7%.Para o instituto, a redução do ritmo de crescimento é decorrente de fatores como a redução dos estímulos governamentais, como o fim da redução do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) sobre alguns produtos.Outra causa apontada pela entidade é a base de comparação, "uma vez que sinais claros de recuperação nas vendas só foram mostrados a partir do segundo semestre de 2009".
Nenhum comentário:
Postar um comentário