O varejo brasileiro passou incólume à crise mundial e teve um salto de crescimento, devendo encerrar o ano com aumento de 10,5% sobre 2009, segundo o fundador e diretor-geral da consultoria Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza, palestrante do Tá na Mesa da Federasul em Porto Alegre nesta quarta (29). Todos os setores apresentaram crescimento, sobretudo os bens de serviços, registrando evolução real de 11% nas vendas de janeiro a julho deste ano. O varejo brasileiro apresenta o quarto maior crescimento no mundo, numa comparação que inclui a Índia. Os consumidores estão mais confiantes, por estarem empregados, com renda crescente e oferta de crédito. E essa confiança se renova para todos os setores. Gouvêa de Souza falou ainda sobre o perfil dos consumidores atuais, chamados de neoconsumidores, e que utilizam multicanais, como lojas e internet, e instrumentos digitais globais, para acompanhar os preços praticados em vários países. E chamou a atenção ainda para o metaconsumidor, denominação surgida este ano como evolução do neoconsumidor, com preocupação maior com o consumo consciente e a sustentabilidade.
Fonte: www.affonsoritter.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário